Aproximadamente 80% do plástico nos mares vem de países localizados na Ásia, a Filipinas é um deles. E não sabendo como lidar com o acúmulo dos plásticos, o Ministério do Ambiente disse que está em contato com os fabricantes para ver a melhor opção para gerir o lixo.
Mas com a pandemia ficou ainda mais difícil lidar com esse problema, visto que as compras online aumentaram, consequentemente o plástico-bolha para acondicionamento de produtos, o consumo de máscaras descartáveis, luvas, caixas de plástico para comida. E a população não sabe descartar esse lixo todo de forma correta,
O @theplaf , grupo de reciclagem nas Filipinas, tem trabalhado para diminuir o aumento desses resíduos plásticos no país, transformando esses resíduos em “ecomadeira”, que podem ser usados para pavimentos, vedações e até para construção de abrigos de emergência.
Esse material de construção feito a partir de garrafas, sacos descartáveis e embalagens que são recolhidos, triturados e moldados em barrotes e tábuas de “ecomadeira”, é totalmente reciclável, duradouro, não apodrece e não lasca.
Com esse projeto The plaf já recolheu mais de 100 toneladas de resíduos plásticos, com objetivo de fazer a sua parte para amenizar um problema local que afeta o mundo inteiro. Eles oferecem o espaço de reciclagem para receber estes resíduos plásticos.
O grupo quer contribuir ainda mais, ajudando a reconstruir casas destruídas por tufões usando os seus materiais de construção sustentáveis. Estão em contato com outras organizações não-governamentais, para fazerem parceria para este projeto.
Projetos assim deixam nossos corações quentinhos e esperançosos.💚♻️